GOVERNO DA PARAÍBA DIVULGA PROTOCOLO DE ORIENTAÇÕES PARA A RETOMADA DO SETOR HOTELEIRO

Em 23/07/2020 11:14

O Governo da Paraíba divulgou no início da semana o Plano 'Novo Normal Paraíba' desenvolvido pela Secretaria da Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e que contou com a colaboração da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB). O plano tem como base os indicadores como a quantidade percentual de novos casos, óbitos, ocupação da Rede Hospitalar da Região e percentual de isolamento social.

Esse documento reforça o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela rede hoteleira associada à ABIH-PB por meio do Protocolo de higienização e limpeza das UH’s (Unidades Habitacionais) hoteleiras e boas práticas para o setor de hospitalidade. Assim como o plano, a ABIH-PB participou das discussões desse protocolo, que teve a coordenação da ABG – Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria.

De acordo com o Protocolo Sanitário dos Serviços de Hospedagem, no item distanciamento social, deve haver delimitação de espaços, evitando a formação de filas e aglomerações; nas áreas sociais, a exemplo de academias, marcar um horário para a pessoa ir individualmente e as refeições devem ser entregues nos quartos para evitar contato e compartilhamento de objetos como pratos, copos e talheres.

Quanto à limpeza e higienização dos ambientes, o álcool em gel 70% deve ser colocado em locais estratégicos dos hotéis, a exemplo do balcão da recepção; revistas e jornais serão retirados, temporariamente, para evitar contaminação e janelas e portas de acesso aos ambientes em comum devem permanecer abertas, sempre que possível, para melhor circulação e ventilação do ar.

O protocolo ainda cita o monitoramento da saúde dos funcionários e hóspedes. O estabelecimento deve possuir termômetro digital para medição da temperatura; estabelecer uma área de isolamento para casos suspeitos de coronavírus e contatar os serviços de saúde para avaliação do estado de saúde. O documento ainda traz a obrigação do hóspede só entrar no hotel se estiver de máscara.

“O Plano só está sendo possível devido à consistente ampliação das capacidades de resposta do nosso Sistema de Saúde, com a oferta de mais de mil leitos para os cuidados demandados pela Covid-19 em todo estado; o aumento da testagem da população e os avanços das medidas para desaceleração paulatina da disseminação do vírus, além da manutenção da menor taxa de letalidade do Nordeste”, disse o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Viaje, explore, conheça e se apaixone! A Paraíba é simplesmente linda e cultural.

PARCEIROS

Conheça nossos parceiros.