Turistas elogiam a Paraíba e dizem que destino superou as expectativas

Em 05/02/2020 10:30

Exatamente 68,86% dos turistas que visitaram a Paraíba, entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 tiveram suas expectativas correspondidas e, como se não bastasse, 29,09% teve a expectativa satisfeita acima do esperado, provando a receptividade dos paraibanos, as belezas naturais e os pontos turísticos da região.

Os dados são da 15ª edição da Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pelo Inpes (Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba) da Federação do Comércio Bens Serviços e Turismo da Paraíba.

A beleza das praias paraibanas, com águas mornas e cristalinas, e a natureza bem preservada em grande parte delas, foi o principal motivo da escolha da Paraíba para fazer o turismo de lazer, indicado por 62,77%. Os atrativos naturais são o segundo motivo mais citado, com 21,81%. Também merece destaque a possibilidade de retorno apontada por 97,81% dos turistas, este resultado foi o maior registrado desde o ano de 2015. Quase a totalidade dos visitantes (98,10%) estão dispostos a indicar a RMJP como roteiro turístico.

Todos os dados foram justificados pelos visitantes que apontaram a Região Metropolitana “como um dos mais agradáveis destinos turísticos, capaz de atender às expectativas dos turistas mais exigentes”. Eles ressaltaram a receptividade do paraibano, que acolhem os turistas com hospitalidade e bem-estar, aliada aos atrativos turísticos naturais, paisagísticos e urbanos.

Motivos da viagem à Paraíba

Turismo de lazer 54,97% foi o principal motivo das viagens, resultado 7,16% maior do que o registrado em 2019.

Visitar seus familiares/amigos                   26,46

A trabalho                                                   5,99

Vieram pela primeira vez                           29,82

Turismo de lazer citado                              81,86

Lugares mais visitados

Mercado de Artesanato Paraibano            49,79

Pôr do Sol do Jacaré                                 45,57

Feirinha de Tambaú                                   43,0

Farol do Cabo Branco                                32,49

Parque Solon de Lucena (Lagoa)              30,17

Centro Histórico de João Pessoa               25,95

Hotel Tambaú                                              23,42

Piscinas Naturais do Seixas                        21,73

Areia Vermelha                                            19,83

As praias mais visitadas

Tambaú                                                        69,29

Cabo Branco                                                60,10

Coqueirinho                                                  41,38

Bessa                                                           39,57

Manaíra                                                        33,83

Tambaba                                                      29,89

Seixas                                                          22,99

(*) Como os turistas podiam apontar mais de um local, a soma dos resultados ultrapassa os cem por cento.

Por mais um ano, o Nordeste (46,20%) foi o principal emissor de turistas para a Região Metropolitana de João Pessoa, sendo a maior parcela (35,96%) vinda de outras cidades da Paraíba. Em seguida, aparecem os visitantes da Bahia (16,14%), Pernambuco (15,51%) e Rio Grande do Norte (15,19%). Os visitantes do Sudeste aparecem em segundo lugar (33,04%), sendo a maior parte (65,49%) de São Paulo.

Uma observação importante é que, desde o início da pesquisa, São Paulo envia o maior número de turista dessa região. Já os turistas estrangeiros representam 1,75% do total. Os estrangeiros são oriundos de países como Argentina, Suíça, França, Portugal, Áustria, Canadá.

No tocante dos meios de hospedagem, 49,69% optou pela casa de parentes/ amigos. Uma parcela de 39,91% utilizou os meios de hospedagem convencionais, dentre estes, 24,44% se hospedaram em hotéis, 8,60% em pousadas, 5,26% em flats/hotel residência e 1,61% em hostel.

Com relação à frequência de visita dos turistas a Paraíba, a pesquisa revelou que a maioria dos turistas entrevistados (70,18%) já havia visitado o estado anteriormente, o que é um indicativo de satisfação do turista. O tempo médio de permanência do turista na região metropolitana é de nove dias.

O gasto médio constitui outro dado importante, e a pesquisa destacou que, por dia, o turista gasta, em média, R$130,17, o que representa uma expansão de 5,22% na comparação com 2019. Ainda em relação aos gastos, a maior parte foi direcionada à alimentação (45,16%) e depois com diversão (19,37%). Em relação ao local das refeições, os serviços de restaurantes e bares foram utilizados por 75,44% do total de visitantes e os de lanchonetes por 14,62%.

Serviços turísticos

Os serviços turísticos compreendem um amplo conjunto de atividades nos mais diversos segmentos, cujo objetivo principal é facilitar o acesso e uso dos equipamentos de infraestrutura turística. Para os visitantes, a receptividade dos paraibanos foi o destaque, considerada ótima ou boa por 97,36% dos entrevistados e, embora não seja exatamente um serviço, está diretamente ligada ao nível de satisfação do turista.

Dentre os serviços turísticos utilizados, a gastronomia paraibana foi o que obteve o maior nível de aprovação, 96,05% a classificaram como “ótima ou boa”. Em seguida, aparece diversão noturna (95,38%), guia de turismo (94,29%), comércio (94,26%), qualidade das instalações de hospedagem (90,10%), centro de informação turística (89,89%) e atendimento nos bares e restaurantes (88,78%).

Infraestrutura, comunicação, transporte, saúde e acessibilidade

Uma boa infraestrutura urbana e a oferta de serviços públicos eficientes são importantes itens para o desenvolvimento da atividade turística. Sobre esses pontos, os turistas avaliaram com indicação de “ótima ou boa” acima de 75,00%. O destaque foi para os serviços prestados pelos motoristas de aplicativos de transporte privativo (95,78%), sinalização urbana em João Pessoa (91,30%), serviços de comunicação na capital (91,24%) e os serviços prestados pelos taxistas na cidade de João Pessoa (87,78%). Os turistas também apontaram como “ótimo ou bom” os serviços públicos de Segurança e de Limpeza na cidade de João Pessoa, com 86,32% e 78,37%, respectivamente.

O estudo ainda procurou saber se a RMJP está preparada para receber os turistas com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência, idosos, entre outros. Do total de respondentes, 2,49% ou eram pessoas com deficiência ou tinham alguém no seu grupo que necessitava de cuidados especiais. Destes, 41,19% citaram problemas de locomoção. Questionados sobre as dificuldades encontradas, 38,46% apontaram a impossibilidade de circularem nas calçadas por estarem deterioradas ou serem desniveladas e 30,77% citaram a falta de alarme sonoro nos semáforos. Já um percentual de 44,15% desse grupo informou que não teve dificuldades de acessibilidade na RMJP.

Pontos positivos e negativos apontados pelos turistas

As praias, por mais um ano, foram o ponto positivo com mais aprovação, com 38,74% das citações. Em seguida aparece a receptividade do paraibano (16,37%), gastronomia (11,55%), qualidade de vida em João Pessoa (7,16%), Praia de Coqueirinho (6,14%) e o clima (5,99%).  Em contrapartida, os turistas destacaram os principais pontos negativos durante sua estada. Entre estes, os principais foram a climatização fraca do salão de embarque do aeroporto Castro Pinto (15,47%) e o atendimento lento e garçons despreparados em alguns bares e restaurantes da RMJP (12,89%).

Perfil do turista

Segundo os dados, 52,92% dos turistas que visitaram a Paraíba neste verão são do sexo feminino. Do total, a maior parte (45,18%) está casada ou em regime de união estável. Em relação à faixa etária, a maioria tem entre 26 e 35 anos (24,42%). Em relação à renda, os que ganham até dois salários mínimos representam a maioria, com 21,93% dos entrevistados. Em relação à escolaridade, a maioria dos entrevistados possui ensino superior completo, representando 40,64% do total. Já em relação à ocupação, 28,80% são de empresas privadas.

Metodologia

A Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo foi realizada no período de 26 de dezembro a 17 de janeiro, sendo levantada uma amostra de 684 turistas, consultados de forma aleatória, em diversos pontos, a exemplo do aeroporto, terminal rodoviário e diversos pontos turísticos na RMJP, com destaque para João Pessoa.

Com esta pesquisa, a Fecomércio contribui com informações que servem de subsídios para que gestores, empresários e pessoas ligadas diretamente na atividade turística da Região Metropolitana de João Pessoa possam definir políticas que fortaleçam o mercado turístico do Estado.

Jornal Correio da Paraíba - Foto: Nalva Figueiredo

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